Jogo de Perguntas – Mecânica de Carros
Prémio Europeu da Juventude «Carlos Magno» | Candidaturas abertas
Já abriram as inscrições para o Prémio Europeu da Juventude Carlos Magno!
Tens um projeto que faz a diferença? Seja grande ou pequeno, esta é a tua oportunidade de levá-la ao palco europeu!
Procuram-se projetos liderados por jovens que promovam a democracia, a cidadania ativa e reúnam as comunidades.
Todos os residentes da UE com idades entre 16 e 30 anos podem candidatar-se de 9 a 31 de janeiro!
Concorre e passa a palavra junto dos teus amigos/as!
Sabe como em : https://youth.europarl.europa.eu/…/charlemagne-prize.html
Fonte: IPDJ
É uma plataforma online com informação disponível sobre políticas nacionais de juventude de vários países europeus. Uma base de dados abrangente de estruturas, políticas e medidas nacionais de apoio a jovens.
A a Youth Wiki disponibiliza informação comparativa abrangente sobre Políticas e Boas Práticas para a Juventude , servindo de base para políticas baseadas em evidências, reduzindo, assim, a necessidade de estudos ad hoc.
O conteúdo a Youth Wiki baseia-se nas prioridades políticas definidas pela Comissão Europeia e pelos Estados-Membros no âmbito da cooperação europeia no domínio da juventude.
Em particular, apoia os principais compromissos e o desenvolvimento de políticas a nível europeu para as áreas de ação identificadas na Estratégia da UE para a Juventude.
Os/as destinatários/as da a Youth Wiki são decisores políticos, nacionais e europeus, investigadores/as e académicos/as, jornalistas e organizações de juventude que trabalham para as pessoas jovens e media em geral.
Sabe mais, aqui:
https://ipdj.gov.pt/youth-wiki
O Natal é mágico, mas pode ser mais sustentável!
Sabias que na UE cada pessoa produziu, em média, 186,5 kg de resíduos de embalagens por ano?
Este Natal, escolhe gestos que protegem o ambiente. Ao reutilizares embrulhos ou optares por presentes úteis e duradouros, estás a dar um presente também ao planeta.
Fica atento/a esta semana para descobrires dicas incríveis para um #NatalSustentável com a DECOJovem!
Fica a saber mais em https://decojovem.pt/…/eco-friendly-christmas-como…
Créditos: DecoJovem
Assinala-se, no dia 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
O objetivo é alertar para a violência física, psicológica, sexual e social que atinge as mulheres.
De acordo com a ONU, a violência contra mulheres e meninas continua a ser uma das manifestações dos direitos humanos mais comuns e generalizadas no mundo. A nível mundial, quase uma em cada três mulheres foi vítima de violência física e/ou sexual cometida por um parceiro íntimo, de violência sexual sem parceiro ou de ambos, pelo menos uma vez na vida.
Neste sentido, a Escola Profissional de Barcelos, consciente da importância de sensibilizar a comunidade escolar para esta problemática, afixou nas instalações cartazes para sensibilizar a comunidade escolar para este fenómeno como recorremos ás nossas redes sociais para divulgar esta acção. Esta acção de sensibilização insere-se no âmbito da área de Cidadania e Desenvolvimento, reforçando o compromisso da escola em promover uma educação que valorize a igualdade de género e os direitos humanos.
A iniciativa pretende informar, alertar e envolver alunos, professores, funcionários e famílias na reflexão sobre a necessidade de eliminar todas as formas de violência de género.
Através de debates, partilha de testemunhos e práticas pedagógicas, procuramos promover uma cultura de igualdade, respeito e empatia, contribuindo assim para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a justiça social.
A Escola Profissional de Barcelos reafirma o seu compromisso em educar para os valores da dignidade humana e dos direitos fundamentais, ajudando a construir uma sociedade mais equitativa e segura para todos.
O IPDJ, através do Centro Internet Segura, com o apoio da União Europeia, promove mais uma edição da iniciativa nacional «Naveg@s em Segurança?», que decorre de 1 de fevereiro a 17 de dezembro.
Proporciona, assim, a escolas, associações juvenis e desportivas, autarquias e outras entidades, a possibilidade de participar e solicitar a realização de sessões de sensibilização, e ações de divulgação, com o objetivo de promover uma cultura de presença e navegação seguras no mundo digital.
As sessões de sensibilização têm lugar, preferencialmente, nas Lojas Ponto JA do IPDJ das capitais de distrito, a pedido das entidades. Podem também decorrer via streaming, como webinars.
Com a duração de 45 a 60 minutos, são dirigidas a crianças e jovens, educadores, escolas, grupos, associações, seniores, e cidadãos em geral.
Nestas sessões podem ser abordados os seguintes temas:
As ações informativas de divulgação poderão realizar-se integradas em acontecimentos, tais como feiras, exposições, congressos ou noutras iniciativas em que o IPDJ participe ou promova.
Créditos: IPDJ
No âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação – Portugal + Igual (ENIND), em particular do Plano de ação para o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais (PAOIEC) e com enquadramento no II Plano Nacional de Juventude, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), irá promover uma ação formativa sobre o tema Igualdade e Não discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais.
Este Webinar terá lugar no dia 27 de novembro de 2024, entre as 10h00 e as 13h00. Será dinamizado por Elsa Faria e João Pereira, da CIG.
A sessão será estruturada pelos seguintes conteúdos programáticos:
Compreender os conceitos de orientação sexual, identidade de género e expressão de género e características sexuais (OIEC), assim como das componentes da sigla LGBTI+;
Conhecer a enquadramento histórico e legislativo em matéria de OIEC;
Conhecer as especificidades da discriminação contra pessoas LGBTI+;
Conhecer instrumentos nacionais de referência na área- Plano de Ação de Combate à discriminação em razão da OIEC.
Em caso de um número elevado de intenções de participação, privilegiar-se-ão as inscrições que cumpram ou um mais dos seguintes requisitos:
Será atribuído um certificado de participação a todas as pessoas participantes.
Créditos: ipdj
O Dia Internacional dos Direitos das Crianças é comemorado todos os anos a 20 de novembro, com o objetivo, segundo o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (Eurocid), “de promover a consciencialização mundial e a solidariedade internacional” sobre esta temática.