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Ações de sensibilização sobre “Consumo de Substância lícitas e Ilícitas” com a participação da Policia de Segurança Pública – Escola Segura |

Os Alunos da Escola Profissional de Barcelos, assistiram em várias sessões, a uma campanha de sensibilização cujo objetivo foi alertar, sensibilizar e prevenir para as consequências do consumo precoce de substâncias lícitas e ilícitas, na adolescência e na juventude, dado que os primeiros consumos se verificam nestas idades.

Através da exposição e visualização de pequenos vídeos, efetuada pelos Agentes que alertaram e sensibilizaram os alunos para os efeitos que resultam do consumo destas substâncias, quer ao nível físico, quer ao nível psicológico.

Estas ações de sensibilização junto da comunidade escolar fazem parte do plano de atividades no âmbito da cidadania e da prevenção, contribuindo assim, para um maior e melhor conhecimento dos jovens nestas idades sobre os riscos associados ao consumo e dependência de substâncias licitas como ilícitas e estes poderem partilhar os conhecimentos adquiridos junto de amigos e familiares.

Agradecemos aos Agentes da Policia de Segurança Pública – Escola Segura de Barcelos pela colaboração nesta missão!

Atividade ações da PSP

Peça de Teatro “História de um Voo”

Os alunos da EP_Barcelos foram assistir a uma peça de teatro “História de um Voo”, no Theatro Gil Vicente em Barcelos, apresentado pela Tin.Bra, no dia 16 de fevereiro.

No âmbito da estratégia da Educação para a Cidadania, no domínio dos direitos humanos, pretende-se que os alunos reflitam sobre a nossa essência e a nossa identidade, sobre amor e aceitação da diferença.

Amarmos quem é igual a nós é fácil, o desafio está em amar a diferença!

O teatro desempenha um papel importante no desenvolvimento de competências gerais e transversais, na medida em que amplia a cultura, contribui para o debate e estimula mudanças de comportamento.

Atividade Teatro 16 02

Sensibilização no âmbito do dia da Internet mais segura

A 8 de Fevereiro , celebra-se o Dia da Internet mais segura!

A escola no âmbito da cidadania digital levou a cabo campanha de sensibilização junto da comunidade escolar. O Objetivo foi  sensibilizar os alunos para que possam  colaborar como “agente ativo/a” e partilhar com os seus amigos e familiares vários conselhos que evitam riscos.

Partilha informação do Centro Internet Segura, que tem como missão esclarecer as crianças, os jovens e os cidadãos em geral sobre o uso responsável e seguro das tecnologias para tal podes aceder em: https:www.internetsegura.pt/

atividade 8 Fev. internet mais segura

4 de Fevereiro – Dia Mundial de Luta contra o Cancro

Os alunos da Escola Profissional de Barcelos, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania, no domínio “Saúde”, realizaram o dia da reflexão acerca do tema deste dia.
Só pessoas unidas fazem a mudança acontecer. Ao aumentar a literacia e a compreensão da comunidade escolar em torno do cancro, reduzimos o medo, aumentamos a compreensão, dissipamos mitos e conceitos erróneos e mudamos comportamentos e atitudes.
Importante nesta reflexão é incentivar ao acesso ao diagnóstico precoce e aos tratamentos oncológicos que salvam vidas. Assim, este acesso deve ser igual para todos, independentemente do seu nível de instrução, rendimento ou o local de residência.
🔹A temática abordada culminou com a elaboração pelos alunos e exposição da “Tela com as diferentes cores dos laços que representam cada tipo de cancro”.
4 fev

A Escola Profissional de Barcelos e a DECOJovem promovem Palestras para a comunidade escolar.

Esta iniciativa surge no âmbito da participação no projeto Consumer.TALKS da DECOJovem através do qual, levaram-se a cabo palestras com o tema: “DESPLASTIFICA-TE: Muda os teus comportamentos e diz não ao plástico”.
Nas palestras participaram todos os alunos com os respetivos professores. Estas atividades visam sensibilizar a comunidade escolar para o excesso de plástico nos oceanos e na natureza o que representa um drama crescente.
O plástico é um material com grande durabilidade que infesta a natureza e os oceanos, e que é utilizado por nós, na maioria das vezes, de forma descartável e muitas vezes desnecessária, sendo importante saber que o combate a este problema passa por fazer escolhas mais acertadas, por recusar os produtos de plástico ou aprender a reutilizar este material.
Esta sensibilização procura incutir em cada um nós e nos alunos enquanto jovens consumidores o modificar alguns comportamentos no dia-a-dia, tais como:
• Recusar o plástico de utilidade única;
• Optar por outros materiais mais fáceis de reutilizar e reciclar, como por exemplo, o cartão.
Assim, procura-se Incentivar que todos à tua volta, família, amigos e, até mesmo, conhecidos, passem a adotar comportamentos mais conscientes e sustentáveis.
É difícil calcular o tempo exato de degradação dos diferentes tipos de plástico, porque não sendo biodegradáveis podem permanecer na natureza para sempre.
Em suma, temos de mudar, para fazer melhor!
plasticos

INFORMAÇÃO À COMUNIDADE ESCOLAR

Perante um caso confirmado de COVID-19, todas as pessoas com quem o caso contactou no espaço escolar são considerados contactos de baixo risco.

 

Os contactos de baixo risco podem continuar a frequentar as atividades letivas, devendo manter-se atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19 nos 14 dias seguintes.

Durante este período devem reforçar as medidas de distanciamento, higiene das mãos, etiqueta respiratória e a utilização de máscara. Como contactos de baixo risco, devem efetuar um teste de rastreio (TRAg – Teste Rápido de Antigénio ou TAAN – Teste de Amplificação de Ácidos Nucleicos por PCR) até ao 3º dia após contacto com o caso positivo:

 

Se o aluno se encontra sem sintomas, fica à consideração do Encarregado(a) de Educação a realização do teste de rastreio;

Se o aluno teve COVID-19 há menos de 180 dias, não é necessário realizar teste.

 

Só deverá realizar teste se iniciar sintomatologia compatível com COVID-19;

 

Se surgirem sintomas (congestão nasal, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares generalizadas, febre (≥38ºC), dificuldade respiratória, perda do paladar ou do olfato, diarreia e dor no peito, entre outros), devem isolar-se em casa, agendar teste rápido de antigénio (TRAg) numa farmácia/laboratório perto de si.

 

Existem 4 TRAg gratuitos por mês, por pessoa nas farmácias/laboratórios aderentes.

 

Se não conseguir agendar, ligue SNS24 (808 24 24 24);

 

Atenção: Caso teste positivo, isole-se em casa e aguarde a receção de um link para preenchimento do Formulário de

Apoio ao Inquérito Epidemiológico que receberá por SMS; 

Lista de Postos de Testagem COVID-19:

https://covid19.min-saude.pt/infoadrpcc/

https://www.infarmed.pt/web/infarmed/testes-covid-19

Seja um agente de saúde pública.

Seja responsável – proteja-se a si e aos outros.

Janeiro de 2022,

A Autoridade de Saúde do ACES Cávado III – Barcelos / Esposende, 

COVID-19 POSTER Contexto Escolar

No dia 10 Dezembro a Escola Profissional de Barcelos sensibiliza para a “Igualdade”

Esta iniciativa visa sensibilizar os alunos e comunidade para este dia que tem como objetivo a promoção para a defesa dos Direitos Humanos em todo o mundo. Este ano é dedicada ao tema da igualdade (Equality – Reducing inequalities, advancing human rights).

 

O tema faz referência ao artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que refere que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

 

Sabias que:

 

O Dia Internacional dos Direitos Humanos comemora-se anualmente em 10 de dezembro, a data em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948.

 

Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.

 

Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, na qual deixou instituído que o dia 10 de dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.

 

  • Direitos Humanos

Visita técnica dos Alunos dos cursos profissionais de Eletrónica da Escola Profissional de Barcelos ao IPCA.

De forma a consolidar competências potenciou-se em parceria com o IPCA aos nossos alunos a possibilidade de conhecerem o laboratório – 2Ai (Applied Artifical Intelligence Laboratory).
Com esta experiência em contexto real, os alunos tiveram a oportunidade de assistirem a demonstrações e partilha de conhecimentos que permitem a consolidação de competências nas áreas da robótica e eletrónica, entre outras.
Este laboratório pretende contribuir cientificamente para o aumento do conhecimento e informação dos sistemas e interação entre robôs e humanos, potenciando o seu desempenho nas áreas de impacto do 2Ai.
Assim os alunos tiveram contacto com esta realidade que concilia técnicas de aprendizagem automática, que compreendem processamento de linguagem natural e visão computacional, que são aplicadas para extrair informações e para fornecer conhecimento a sistemas de decisão inteligentes automáticos e a sistemas de colaboração entre humanos e Inteligência Artificial (IA). Tiveram oportunidade de consolidar conceitos tais como Sistemas Inteligentes, Colaboração Inteligência Artificial-Homem e Robótica, como ao nível do desenvolvimento de novas abordagens de treino inteligente, e, para o desenvolvimento de interfaces naturais e aumentadas na iteração e controlo do meio envolvente.
Os alunos das turmas de Eletrónica e Telecomunicações também tiveram a oportunidade de conhecer a oferta formativa do IPCA onde constaram as possibilidades e opções que podem ter no caso de prosseguirem estudos para o ensino superior.