Blog

Alunos de Mecatrónica Automóvel, visitam o RallySpirit 2025

raly

A cidade de Barcelos foi palco da 10.ª edição do RallySpirit, um evento de referência no panorama dos ralis clássicos, que transformou o centro histórico num verdadeiro museu vivo do automobilismo.

a
Aproveitando esta oportunidade ímpar, os alunos do curso de Mecatrónica Automóvel da Escola Profissional de Barcelos realizaram uma visita técnica e pedagógica que se revelou extremamente enriquecedora em múltiplas vertentes da sua formação.

a

A atividade teve início com a visita à exposição “Carros Míticos dos Ralis”, onde os estudantes puderam admirar veículos lendários que marcaram gerações e fizeram história no desporto motorizado.

a

Seguidamente, exploraram os bastidores da logística do evento e acompanharam de perto os trabalhos nas zonas de assistência, onde as equipas técnicas preparavam minuciosamente as viaturas para a prova.

a

Esta experiência permitiu aos nossos alunos observar, em contexto real, os procedimentos técnicos e operacionais de manutenção, diagnóstico e reparação automóvel, promovendo uma aprendizagem prática e imersiva que complementa e consolida os conteúdos abordados nas disciplinas do curso.

a
O contacto direto com os profissionais e a dinâmica das equipas evidenciou, ainda, a importância do trabalho em equipa, da organização, da gestão do tempo e da atenção ao detalhe, competências cruciais para qualquer técnico na área automóvel.

a
Para além da componente técnica, a visita assumiu também uma dimensão pedagógica mais ampla, integrando temáticas transversais como a educação ambiental, através da observação de práticas de conservação de veículos clássicos e valorização de recursos, e a segurança rodoviária, destacando a aplicação rigorosa das normas e procedimentos de segurança por parte das equipas de assistência técnica.

a

A participação neste evento fomentou ainda o interesse pela história e cultura automobilística, despertando nos alunos um maior apreço pelo património do desporto automóvel e pelos protagonistas que marcaram o seu percurso.

a
O RallySpirit 2025 foi, sem dúvida, um momento de grande entusiasmo, onde os motores se fizeram ouvir e os olhares se encheram de admiração. Uma oportunidade que reforça o compromisso da Escola Profissional de Barcelos com uma educação de qualidade, prática e orientada para os desafios do mundo real.

a
A todos os alunos que participaram, fica o reconhecimento pelo empenho e entusiasmo demonstrados.

a

Os alunos avaliaram esta participação como muito positiva, sublinhando não apenas o entusiasmo vivido ao longo da visita, mas também o significativo reforço de competências técnicas, interpessoais e cívicas que dela resultou.

a

A iniciativa revelou-se, assim, um exemplo notável de aprendizagem multidisciplinar, onde áreas como a tecnologia automóvel, a segurança, a sustentabilidade, a logística e a cultura automobilística se cruzaram num cenário real.

a

Este tipo de experiências vem reforçar o papel da Escola Profissional de Barcelos na promoção de uma formação integrada, prática e alinhada com os desafios do setor automóvel.

𝐄𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚 𝐏𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐁𝐚𝐫𝐜𝐞𝐥𝐨𝐬 𝐧𝐚 𝐄𝐌𝐑𝐂 𝐒𝐩𝐫𝐢𝐧𝐠𝐅𝐞𝐬𝐭‘𝟐𝟓, 𝐏𝐨́𝐯𝐨𝐚 𝐝𝐞 𝐕𝐚𝐫𝐳𝐢𝐦 – 𝟏𝟓 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐢𝐨 𝟐𝟎𝟐𝟓

  • h
  • f
  • e
  • d
  • c
  • b
  • a
  • escola spf

A Escola Profissional de Barcelos da ACIB marcou presença na EMRC SpringFest’25, a 4.ª edição do encontro arquidiocesano da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, que se realizou na Póvoa de Varzim.

 a

O evento foi um verdadeiro espetáculo de animação, com milhares de jovens da região a participarem. Durante o evento, tivemos a oportunidade de conviver com os jovens e apresentar a nossa oferta formativa para o ano letivo 2025/2026.

 a

Foi um dia cheio de energia, onde muitos jovens conheceram os nossos Cursos Profissionais, esclareceram dúvidas e obtiveram informações valiosas sobre as oportunidades de formação para o seu futuro.

 a

A nossa presença na SpringFest reforça o compromisso da Escola Profissional de Barcelos em oferecer uma educação de qualidade, alinhada com as exigências do mercado de trabalho.

  a

Para saber mais sobre os nossos cursos e as oportunidades que oferecemos, visite o nosso site: www.epbarcelos.pt

 a

Os Cursos Profissionais e cursos CEF, são promovidos com os apoios do Programa Pessoas 2030 – Programa Temático Demografia, Qualificação e Inclusão, cofinanciado pela União Europeia, Fundo Social Europeu Mais (FSE+) e Estado Português

25 de Abril – A Liberdade que nos Educa!

atividade 28 - 25 de abril

25 de Abril – A Liberdade que nos Educa!

a

Na Escola Profissional de Barcelos, celebramos o 25 de Abril como muito mais do que uma mera data histórica — é um marco profundo que representa o pilar da nossa educação, da nossa cidadania e da nossa liberdade de pensamento.

a

Foi graças à Revolução dos Cravos que conquistámos o direito à palavra, à escolha e ao saber. O 25 de Abril não apenas transformou a nossa sociedade, mas também nos deu as ferramentas para formar cidadãos conscientes, críticos e, acima de tudo, livres.

a

Hoje, continuamos a honrar os valores de democracia, igualdade e justiça que a Revolução nos legou, preparando os nossos jovens para serem os líderes de amanhã, guiados pelo respeito pelos direitos humanos e pela liberdade. Formamos jovens conscientes, críticos e livres, honrando os valores de democracia, igualdade e justiça que a Revolução dos Cravos nos legou.

a

Porque educar é também continuar Abril, todos os dias.

Campanha de sensibilização – Comemoração do Dia Mundial da Água com o Tema: “Preservação dos glaciares!”

25 A - dia mundia agua - ativ 25 a

Campanha de sensibilização – Comemoração do Dia Mundial da Água com o Tema: “Preservação dos glaciares!”

a

A Campanha de Sensibilização promovida pela Escola Profissional de Barcelos, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Água, com o tema “Preservação dos Glaciares!”, inseriu-se no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, abrangendo os domínios do desenvolvimento sustentável, educação ambiental e para o consumo, direitos humanos e saúde. Esta iniciativa também se insere nas atividades do projeto de educação ambiental da escola, que visa sensibilizar a comunidade escolar para questões ambientais e promover uma educação contínua sobre a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.

a

O Dia Mundial da Água, comemorado a 22 de março, é celebrado todos os anos desde 1992 com um tema específico, com o objetivo de orientar as ações e debates relacionados ao uso e à preservação da água, consciencializando a população sobre a importância deste recurso natural e promovendo a sua gestão sustentável. Em 2025, o tema escolhido foi “Preservação dos Glaciares!”, destacando a crescente ameaça à integridade desses importantes reservatórios de água doce.

a

Os glaciares estão a derreter mais depressa do que nunca e, à medida que o planeta aquece, a área gelada está a reduzir, tornando o ciclo da água mais imprevisível. Para e milhões de pessoas, os fluxos de água de degelo estão a mudar, provocando inundações, secas, deslizamentos de terras e a subida do nível do mar. Inúmeras comunidades e ecossistemas estão em risco de devastação. À medida que trabalhamos para mitigar e adaptar-nos às alterações climáticas, a preservação dos glaciares torna-se uma prioridade máxima. É essencial reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para abrandar o recuo dos glaciares e, além disso, gerir a água de forma mais sustentável.

a

Salvar os nossos glaciares é uma estratégia de sobrevivência para as pessoas e para o planeta!

a

Dentro deste contexto, a escola utilizou a colocação de um cartaz informativo sobre o tema de 2025 e a realização de atividades práticas, como a visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Areias de Vilar, para reforçar a consciencialização dos alunos sobre a importância da água e os processos envolvidos no tratamento e gestão dos recursos hídricos. Este tipo de atividade vai além da teoria, proporcionando uma ligação direta entre os conceitos aprendidos na sala de aula e a realidade dos sistemas de gestão da água.

a

A campanha foi uma excelente oportunidade para promover a reflexão sobre a urgência de adotar práticas sustentáveis no uso da água, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis no que diz respeito ao meio ambiente e à preservação dos recursos naturais.

Comemoração do Dia Mundial da Árvore

atividade 24 - 21 Março o dia da arvore

Comemoração do Dia Mundial da Árvore

A Escola Profissional de Barcelos e os seus alunos levaram a cabo, no dia 21 de março, a celebração anual do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância das árvores e das florestas no equilíbrio ecológico e na qualidade de vida de todos. A atividade, que teve um impacto significativo tanto na escola como na formação dos alunos, procurou incutir valores fundamentais relacionados com a sustentabilidade e a preservação ambiental, refletindo o compromisso da escola com o desenvolvimento de cidadãos conscientes e responsáveis.

No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, com ênfase na Educação Ambiental e no Desenvolvimento Sustentável, a escola organizou esta atividade prática de plantação de pequenas árvores em vasos, que foram posteriormente decorados pelos alunos. O objetivo principal não foi apenas embelezar o átrio da escola, mas também proporcionar uma experiência direta e envolvente, em que os alunos não só decoraram os vasos, mas também assumiram a responsabilidade pelo cuidado das plantas, regando-as e acompanhando o seu crescimento ao longo do tempo. Este envolvimento prático proporcionou uma aprendizagem significativa, pois os alunos puderam vivenciar a importância da preservação das árvores e entender que o compromisso com o meio ambiente requer cuidados contínuos.

Neste contexto, o lema deste ano, “Plantar uma árvore é cuidar do amanhã!”, foi o fio condutor da atividade. Este slogan não apenas simboliza o ato imediato de plantar, mas também transmite a mensagem de que, ao cuidar das árvores hoje, estamos a garantir um futuro mais saudável e equilibrado. A escolha deste lema visa provocar nos alunos uma reflexão profunda sobre a sua responsabilidade ambiental, reforçando a ideia de que pequenas ações podem ter um grande impacto no mundo que nos rodeia. Este desafio será uma marca duradoura, que se refletirá em futuras iniciativas, com o objetivo de dar continuidade a este compromisso com os alunos e a comunidade escolar.

Através desta iniciativa, procurou-se sensibilizar a comunidade educativa para o papel vital que as árvores desempenham na nossa vida, como reguladoras do clima e produtoras de oxigénio. Sabemos que 1000 árvores adultas podem absorver cerca de 6000 kg de CO2, um dado que sublinha a importância da preservação das florestas na mitigação das alterações climáticas. Além disso, as florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre e são essenciais para a manutenção da biodiversidade e para o fornecimento de recursos naturais, alimentos e medicamentos. A atividade também teve como objetivo envolver todos os participantes numa reflexão sobre a importância da ação individual no processo de preservação ambiental.

Ao plantar e cuidar das árvores, os alunos passaram a compreender que cada gesto, por mais simples que pareça, tem um impacto direto na construção de um futuro mais sustentável.

Em suma, a celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta na Escola Profissional de Barcelos não só proporcionou momentos de aprendizagem prática, mas também reforçou o compromisso de todos com a preservação ambiental. O lema “Plantar uma árvore é cuidar do amanhã!” foi uma mensagem poderosa que continuará a inspirar as ações futuras da escola, incentivando todos a assumir a responsabilidade pelo cuidado das árvores e pelo bem-estar do planeta. A iniciativa marcou, assim, um passo importante na formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com um mundo sustentável.

Projeto de Educação Ambiental – Alunos visitam ETA de Areias de Vilar, Barcelos

eta

𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐝𝐮𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐀𝐦𝐛𝐢𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥 – 𝐀𝐥𝐮𝐧𝐨𝐬 𝐯𝐢𝐬𝐢𝐭𝐚𝐦 𝐄𝐓𝐀 𝐝𝐞 𝐀𝐫𝐞𝐢𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐕𝐢𝐥𝐚𝐫, 𝐁𝐚𝐫𝐜𝐞𝐥𝐨𝐬 no âmbito da campanha de sensibilização do dia Mundial da Água!

 

No âmbito do seu plano anual de atividades, a Escola Profissional de Barcelos, realizou uma visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Areias de Vilar, em Barcelos, com o objetivo de reforçar competências fundamentais dos alunos e proporcionar uma aprendizagem significativa para a importância da preservação do meio ambiente, mas também proporcionar uma compreensão prática e profunda sobre a gestão sustentável dos recursos naturais, com ênfase na água. Este recurso vital, muitas vezes subestimado, é abordado de forma a despertar nos alunos uma maior consciência ecológica e a compreensão do impacto das suas ações diárias na preservação do planeta.

Esta atividade insere-se no âmbito do projeto “Educação Ambiental” como no domínio da cidadania e desenvolvimento. Esta ação está alinhada com os eixos estratégicos de Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Saúde, Literacia Financeira e Educação para o Consumo. Esta atividade inseriu-se igualmente no âmbito da campanha levada a cabo pela Escola no âmbito do dia Mundial da Água.

A visita à ETA de Areias de Vilar ofereceu uma oportunidade única de conhecer as diversas fases do tratamento da água, desde a sua captação até ao abastecimento, proporcionando aos alunos uma visão real do funcionamento de uma estação de tratamento de água. A atividade permitiu ainda sensibilizar os participantes para a importância do uso eficiente da água e para as práticas responsáveis no consumo deste recurso limitado.

Além de proporcionar uma experiência educativa imersiva, a visita teve um impacto positivo na formação cívica e ambiental dos alunos, reforçando o seu entendimento sobre a importância da água como bem essencial e escasso. Através desta experiência, pretendeu-se promover a adoção de hábitos de consumo responsável, destacando que pequenas ações no quotidiano podem ter um grande impacto na conservação dos recursos hídricos e no futuro do planeta.

Com esta iniciativa, a Escola Profissional de Barcelos demonstra o seu compromisso contínuo com a formação integral dos seus alunos, capacitando-os com conhecimentos e atitudes que os tornarão cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios ambientais do presente e do futuro.

𝑨𝒈𝒓𝒂𝒅𝒆𝒄𝒆𝒎𝒐𝒔 𝒕𝒐𝒅𝒂 𝒂 𝒆𝒒𝒖𝒊𝒑𝒂 𝒅𝒂 𝑬𝑻𝑨 𝒅𝒆 𝑨𝒓𝒆𝒊𝒂𝒔 𝒅𝒆 𝑽𝒊𝒍𝒂𝒓 𝒑𝒆𝒍𝒂 𝒄𝒐𝒍𝒂𝒃𝒐𝒓𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒑𝒓𝒆𝒔𝒕𝒂𝒅𝒂, 𝒑𝒆𝒍𝒐 𝒂𝒄𝒐𝒍𝒉𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒄𝒂𝒍𝒐𝒓𝒐𝒔𝒐 𝒆 𝒑𝒆𝒍𝒂 𝒆𝒙𝒄𝒆𝒍𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒔𝒆𝒏𝒔𝒊𝒃𝒊𝒍𝒊𝒛𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒑𝒐𝒓𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒅𝒂 𝒂𝒐𝒔 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒐𝒔 𝒂𝒍𝒖𝒏𝒐𝒔. 𝑬s𝒕𝒂 𝑷𝒂𝒓𝒄𝒆𝒓𝒊𝒂 𝒄𝒐𝒎 𝒂 𝑬𝒔𝒄𝒐𝒍𝒂 𝒆 𝒐 𝒆𝒎𝒑𝒆𝒏𝒉𝒐 𝒅𝒆 𝒕𝒐𝒅𝒐𝒔 𝒏𝒂 𝑬𝑻𝑨 𝒇𝒐𝒓𝒂𝒎 𝒇𝒖𝒏𝒅𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒂𝒊𝒔 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒐 𝒔𝒖𝒄𝒆𝒔𝒔𝒐 𝒅𝒆𝒔𝒕𝒂 𝒂𝒕𝒊𝒗𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆, 𝒒𝒖𝒆 𝒄𝒆𝒓𝒕𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒅𝒆𝒊𝒙𝒐𝒖 𝒖𝒎𝒂 𝒎𝒂𝒓𝒄𝒂 𝒑𝒐𝒔𝒊𝒕𝒊𝒗𝒂 𝒆 𝒅𝒖𝒓𝒂𝒅𝒐𝒖𝒓𝒂 𝒏𝒂 𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒐𝒔 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒐𝒔 𝑨𝒍𝒖𝒏𝒐𝒔.

 

Torneio da Páscoa de Futsal da Escola Profissional de Barcelos

Torneio da Páscoa de Futsal  da Escola Profissional de Barcelos

A Escola Profissional de Barcelos e os seus alunos realizaram um torneio de futsal entre turmas, no âmbito do encerramento do 2.º Período e da comemoração do Dia Mundial da Atividade Física.

Esta atividade, integrada no Plano Anual de Atividades e enquadrada no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, teve como principal objetivo promover hábitos de vida saudáveis e sensibilizar os alunos para os benefícios da prática regular de exercício físico.

O torneio destacou-se não apenas pela vertente desportiva, mas também pelo forte espírito de camaradagem, amizade e desportivismo saudável vivido entre os participantes. Durante o evento, os alunos tiveram ainda a oportunidade de conviver num ambiente informal e descontraído, especialmente durante o lanche oferecido a meio do torneio — um momento que fomentou a interação entre alunos, professores e restantes elementos da comunidade escolar.

Para além de promover a saúde física e mental, esta iniciativa revelou-se uma excelente oportunidade para reforçar os laços entre turmas, com especial destaque para a integração dos alunos do primeiro ano. A turma do terceiro ano assumiu um papel relevante na organização do torneio, evidenciando grande empenho, dedicação e um espírito exemplar de equipa e camaradagem.

Através desta atividade, desenvolveram-se importantes competências sociais, como a cooperação, o respeito mútuo e o trabalho em equipa. A iniciativa foi amplamente valorizada por toda a comunidade educativa, sendo reconhecida como um contributo significativo para a construção de uma escola mais coesa, participativa e promotora de um estilo de vida ativo e saudável.

Os Cursos Profissionais e cursos CEF, são promovidos com os apoios do Programa Pessoas 2030 – Programa Temático Demografia, Qualificação e Inclusão, cofinanciado pela União Europeia, Fundo Social Europeu Mais (FSE+) e Estado Português.

Alunos dos cursos profissionais visitam o IPCA no âmbito do Open IPCA 2025

post ATIVI 26

Alunos dos cursos profissionais visitam o IPCA no âmbito do Open IPCA 2025 

 

 No âmbito da iniciativa Open IPCA 2025, os alunos das turmas do curso profissional de Mecatrónica Automóvel da EP-Barcelos participaram numa visita ao Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), uma atividade que visou consolidar competências técnicas e promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos alunos. Esta atividade enquadra-se em temas da cidadania e desenvolvimentos nos domínios Mundo do Trabalho e outros.

Durante esta visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o campus do IPCA, explorando laboratórios, oficinas e diversas infraestruturas académicas, contactando diretamente com docentes, estudantes e investigadores da instituição. O Open IPCA proporcionou aos participantes uma experiência imersiva através de mais de atividades práticas, workshops interativos, palestras e feiras temáticas, oferecendo um panorama completo das áreas de ensino, investigação, inovação pedagógica e vida académica do instituto.

Os estudantes puderam esclarecer dúvidas sobre processos de candidatura aos Cursos de Licenciatura e Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) disponibilizados pelo IPCA, ficando ainda a conhecer projetos avançados de investigação e iniciativas internacionais desenvolvidas pela instituição. Destaca-se o contacto direto com projetos que envolvem técnicas inovadoras em aprendizagem automática, robótica avançada, processamento de linguagem natural e visão computacional, essenciais ao desenvolvimento de sistemas inteligentes e interfaces colaborativas entre humanos e Inteligência Artificial (IA).

Esta atividade permitiu aos alunos consolidar conceitos-chave em áreas tecnológicas fundamentais como Mecatrónica, Robótica e Inteligência Artificial, especialmente relevantes para o seu percurso formativo e profissional. A vivência no ambiente universitário e o contacto próximo com docentes e alunos do IPCA proporcionaram uma clara perceção das opções futuras de formação superior, sensibilizando-os para a possibilidade de prosseguirem os seus estudos.

A colaboração reforçada entre a EP-Barcelos e o IPCA demonstra a importância destas parcerias educativas para proporcionar aos estudantes experiências enriquecedoras que preparam eficazmente para os desafios do mercado de trabalho e do ensino superior. A EP-Barcelos agradece ao IPCA a oportunidade proporcionada a 26 de março de 2025, destacando o impacto significativo desta experiência no desenvolvimento integral dos seus alunos.

Oferta Formativa 2025 /2026 – Inscrições abertas.

Os Cursos Profissionais e os Cursos CEF, são promovidos com os apoios do Programa Pessoas 2030

Programa Temático Demografia, Qualificação e Inclusãocofinanciado pela União Europeia, Fundo Social Europeu Mais (FSE+) e Estado Português.

Cursos de que te permitem obter dupla certificação. Escolar e Profissional.