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14 de Março – Dia Internacional da Matemática

A Escola Profissional de Barcelos com os Professores de Matemática levaram a cabo, várias atividades que contribuíram para uma melhor interpretação e aproximação diferente com a matemática, reforçando assim, a melhoria da relação dos alunos, com esta disciplina.
Tendo em conta o lema desta iniciativa “a matemática une”. Um dos desafios proposto aos alunos foi tirarem fotografias a objetos/monumentos de Barcelos ou obras existentes na natureza, feitas pelo homem, que refletem conhecimentos matemáticos adquiridos.
Com as fotos recolhidas foi elaborado uma exposição na Escola que permitiu aos alunos constatarem como a Matemática, pode ser muito mais, que os números e fórmulas, e está mais presente nas nossas vidas do que aquilo que imaginamos. No âmbito desta jornada de iniciativas ligadas à matemática, levou-se a cabo, a construção e exposição de diversos jogos lúdicos, nomeadamente o “Sudoku”, Mikado”, “Tangram” e o jogo do 24. Pretendeu-se, por esta via, divulgar e estimular entre os alunos, este tipo de jogos, para que sintam que a matemática pode também ser divertida e estimulante e onde o espirito criativo pautou.
Ao longo do dia vários foram os desafios e apelo à criatividade em que a matemática e o raciocínio lógico estiveram presentes, entre os alunos, incentivados pelos professores desta disciplina. Professores e Alunos, cultivaram uma maior proximidade entre eles, com esta, que não deixa de ser uma linguagem universal e transversal na escala do tempo, desde o passado, presente e futuro, pois está em todo o lado.
Deste modo, a escola e alunos fizeram parte do mundo que celebrou a nível local, nacional e internacional o dia da matemática.
Nos dias seguintes, alunos, pais, professores e público em geral que visitam a escola terão a oportunidade de ver o trabalho desenvolvido nomeadamente a exposição “a matemática por Barcelos”.
Este dia é conhecido mundialmente como o Dia do PI, porque na nomenclatura anglosaxónica, o dia 14 de Março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos algarismos do número PI.
A UNESCO proclamou o dia 14 de março, em novembro de 2019, como o Dia Internacional da Matemática (DIM). Em 2022, este terá a sua terceira celebração oficial sob o tema “A Matemática Une”.

1 de março é o Dia da Proteção Civil.

O Dia Internacional da Proteção Civil foi instituído a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC), e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna (Despacho n.º 6915/2008).
🔶Em Portugal e no mundo, a comemoração da data tem como propósito sensibilizar os vários países do mundo para a importância da proteção civil; prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que populações e territórios estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.
Desde então, a referida data vem sendo assinalada, a nível nacional e distrital, com diversos eventos realizados, sobretudo, pelos vários agentes de proteção civil, bem como pelos municípios, com o propósito de promover a reflexão alargada dos valores que devem enformar esta área de atuação, envolvendo toda a comunidade e cidadãos.
🔶Neste sentido, para celebrar o Dia Mundial da Proteção Civil a 1 de março de 2022, a OIPC escolheu o seguinte tema: “Proteção Civil e Gestão de Populações Deslocadas em caso de Catástrofe e Crise; O Papel dos Voluntários e a Luta Contra as Pandemias”.
Uma partilha junto da comunidade escolar no âmbito da Cidadania: Sociedade e proteção civil.
TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!
pc

Palestras para a comunidade escolar com o tema: “INTERNET SEGURA – NAVEGA EM BOAS MARÉS” com a participação da DECO Jovem

A Escola Profissional de Barcelos e a DECOJovem promovem Palestras para a comunidade escolar com o tema: “INTERNET SEGURA – NAVEGA EM BOAS MARÉS”

Esta iniciativa surge no âmbito da participação no projeto Consumer.TALKS da DECOJovem.

Estas palestras inserem-se na estratégia da Educação para a Cidadania, no domínio dos “Media”.

Os jovens estão nas redes sociais e é através delas que comunicam, estando a sua vida social associada às mesmas.

É preciso saber navegar com segurança, respeitar a privacidade e aplicar as regras de cortesia do mundo real:

evitar o discurso de ódio e promover a cortesia com interações positivas. Este atividade visa sensibilizar os alunos para a importância do uso da internet segura e alertar para os perigos a ela associada.

Pretendemos sensibilizar cada aluno/a para que possa colaborar como “agente ativo/a” e partilhar com os amigos e familiares vários conselhos que evitam riscos.

atividade Internet Segura Navega em noas marés

Ações de sensibilização sobre “Consumo de Substância lícitas e Ilícitas” com a participação da Policia de Segurança Pública – Escola Segura |

Os Alunos da Escola Profissional de Barcelos, assistiram em várias sessões, a uma campanha de sensibilização cujo objetivo foi alertar, sensibilizar e prevenir para as consequências do consumo precoce de substâncias lícitas e ilícitas, na adolescência e na juventude, dado que os primeiros consumos se verificam nestas idades.

Através da exposição e visualização de pequenos vídeos, efetuada pelos Agentes que alertaram e sensibilizaram os alunos para os efeitos que resultam do consumo destas substâncias, quer ao nível físico, quer ao nível psicológico.

Estas ações de sensibilização junto da comunidade escolar fazem parte do plano de atividades no âmbito da cidadania e da prevenção, contribuindo assim, para um maior e melhor conhecimento dos jovens nestas idades sobre os riscos associados ao consumo e dependência de substâncias licitas como ilícitas e estes poderem partilhar os conhecimentos adquiridos junto de amigos e familiares.

Agradecemos aos Agentes da Policia de Segurança Pública – Escola Segura de Barcelos pela colaboração nesta missão!

Atividade ações da PSP

Peça de Teatro “História de um Voo”

Os alunos da EP_Barcelos foram assistir a uma peça de teatro “História de um Voo”, no Theatro Gil Vicente em Barcelos, apresentado pela Tin.Bra, no dia 16 de fevereiro.

No âmbito da estratégia da Educação para a Cidadania, no domínio dos direitos humanos, pretende-se que os alunos reflitam sobre a nossa essência e a nossa identidade, sobre amor e aceitação da diferença.

Amarmos quem é igual a nós é fácil, o desafio está em amar a diferença!

O teatro desempenha um papel importante no desenvolvimento de competências gerais e transversais, na medida em que amplia a cultura, contribui para o debate e estimula mudanças de comportamento.

Atividade Teatro 16 02

Sensibilização no âmbito do dia da Internet mais segura

A 8 de Fevereiro , celebra-se o Dia da Internet mais segura!

A escola no âmbito da cidadania digital levou a cabo campanha de sensibilização junto da comunidade escolar. O Objetivo foi  sensibilizar os alunos para que possam  colaborar como “agente ativo/a” e partilhar com os seus amigos e familiares vários conselhos que evitam riscos.

Partilha informação do Centro Internet Segura, que tem como missão esclarecer as crianças, os jovens e os cidadãos em geral sobre o uso responsável e seguro das tecnologias para tal podes aceder em: https:www.internetsegura.pt/

atividade 8 Fev. internet mais segura

4 de Fevereiro – Dia Mundial de Luta contra o Cancro

Os alunos da Escola Profissional de Barcelos, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania, no domínio “Saúde”, realizaram o dia da reflexão acerca do tema deste dia.
Só pessoas unidas fazem a mudança acontecer. Ao aumentar a literacia e a compreensão da comunidade escolar em torno do cancro, reduzimos o medo, aumentamos a compreensão, dissipamos mitos e conceitos erróneos e mudamos comportamentos e atitudes.
Importante nesta reflexão é incentivar ao acesso ao diagnóstico precoce e aos tratamentos oncológicos que salvam vidas. Assim, este acesso deve ser igual para todos, independentemente do seu nível de instrução, rendimento ou o local de residência.
🔹A temática abordada culminou com a elaboração pelos alunos e exposição da “Tela com as diferentes cores dos laços que representam cada tipo de cancro”.
4 fev

A Escola Profissional de Barcelos e a DECOJovem promovem Palestras para a comunidade escolar.

Esta iniciativa surge no âmbito da participação no projeto Consumer.TALKS da DECOJovem através do qual, levaram-se a cabo palestras com o tema: “DESPLASTIFICA-TE: Muda os teus comportamentos e diz não ao plástico”.
Nas palestras participaram todos os alunos com os respetivos professores. Estas atividades visam sensibilizar a comunidade escolar para o excesso de plástico nos oceanos e na natureza o que representa um drama crescente.
O plástico é um material com grande durabilidade que infesta a natureza e os oceanos, e que é utilizado por nós, na maioria das vezes, de forma descartável e muitas vezes desnecessária, sendo importante saber que o combate a este problema passa por fazer escolhas mais acertadas, por recusar os produtos de plástico ou aprender a reutilizar este material.
Esta sensibilização procura incutir em cada um nós e nos alunos enquanto jovens consumidores o modificar alguns comportamentos no dia-a-dia, tais como:
• Recusar o plástico de utilidade única;
• Optar por outros materiais mais fáceis de reutilizar e reciclar, como por exemplo, o cartão.
Assim, procura-se Incentivar que todos à tua volta, família, amigos e, até mesmo, conhecidos, passem a adotar comportamentos mais conscientes e sustentáveis.
É difícil calcular o tempo exato de degradação dos diferentes tipos de plástico, porque não sendo biodegradáveis podem permanecer na natureza para sempre.
Em suma, temos de mudar, para fazer melhor!
plasticos

INFORMAÇÃO À COMUNIDADE ESCOLAR

Perante um caso confirmado de COVID-19, todas as pessoas com quem o caso contactou no espaço escolar são considerados contactos de baixo risco.

 

Os contactos de baixo risco podem continuar a frequentar as atividades letivas, devendo manter-se atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19 nos 14 dias seguintes.

Durante este período devem reforçar as medidas de distanciamento, higiene das mãos, etiqueta respiratória e a utilização de máscara. Como contactos de baixo risco, devem efetuar um teste de rastreio (TRAg – Teste Rápido de Antigénio ou TAAN – Teste de Amplificação de Ácidos Nucleicos por PCR) até ao 3º dia após contacto com o caso positivo:

 

Se o aluno se encontra sem sintomas, fica à consideração do Encarregado(a) de Educação a realização do teste de rastreio;

Se o aluno teve COVID-19 há menos de 180 dias, não é necessário realizar teste.

 

Só deverá realizar teste se iniciar sintomatologia compatível com COVID-19;

 

Se surgirem sintomas (congestão nasal, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares generalizadas, febre (≥38ºC), dificuldade respiratória, perda do paladar ou do olfato, diarreia e dor no peito, entre outros), devem isolar-se em casa, agendar teste rápido de antigénio (TRAg) numa farmácia/laboratório perto de si.

 

Existem 4 TRAg gratuitos por mês, por pessoa nas farmácias/laboratórios aderentes.

 

Se não conseguir agendar, ligue SNS24 (808 24 24 24);

 

Atenção: Caso teste positivo, isole-se em casa e aguarde a receção de um link para preenchimento do Formulário de

Apoio ao Inquérito Epidemiológico que receberá por SMS; 

Lista de Postos de Testagem COVID-19:

https://covid19.min-saude.pt/infoadrpcc/

https://www.infarmed.pt/web/infarmed/testes-covid-19

Seja um agente de saúde pública.

Seja responsável – proteja-se a si e aos outros.

Janeiro de 2022,

A Autoridade de Saúde do ACES Cávado III – Barcelos / Esposende, 

COVID-19 POSTER Contexto Escolar