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INFORMAÇÃO À COMUNIDADE ESCOLAR
Perante um caso confirmado de COVID-19, todas as pessoas com quem o caso contactou no espaço escolar são considerados contactos de baixo risco.
Os contactos de baixo risco podem continuar a frequentar as atividades letivas, devendo manter-se atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19 nos 14 dias seguintes.
Durante este período devem reforçar as medidas de distanciamento, higiene das mãos, etiqueta respiratória e a utilização de máscara. Como contactos de baixo risco, devem efetuar um teste de rastreio (TRAg – Teste Rápido de Antigénio ou TAAN – Teste de Amplificação de Ácidos Nucleicos por PCR) até ao 3º dia após contacto com o caso positivo:
Se o aluno se encontra sem sintomas, fica à consideração do Encarregado(a) de Educação a realização do teste de rastreio;
Se o aluno teve COVID-19 há menos de 180 dias, não é necessário realizar teste.
Só deverá realizar teste se iniciar sintomatologia compatível com COVID-19;
Se surgirem sintomas (congestão nasal, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares generalizadas, febre (≥38ºC), dificuldade respiratória, perda do paladar ou do olfato, diarreia e dor no peito, entre outros), devem isolar-se em casa, agendar teste rápido de antigénio (TRAg) numa farmácia/laboratório perto de si.
Existem 4 TRAg gratuitos por mês, por pessoa nas farmácias/laboratórios aderentes.
Se não conseguir agendar, ligue SNS24 (808 24 24 24);
Atenção: Caso teste positivo, isole-se em casa e aguarde a receção de um link para preenchimento do Formulário de
Apoio ao Inquérito Epidemiológico que receberá por SMS;
Lista de Postos de Testagem COVID-19:
https://covid19.min-saude.pt/infoadrpcc/
https://www.infarmed.pt/web/infarmed/testes-covid-19
Seja um agente de saúde pública.
Seja responsável – proteja-se a si e aos outros.
Janeiro de 2022,
A Autoridade de Saúde do ACES Cávado III – Barcelos / Esposende,
ESCOLA PROFISSIONAL DE BARCELOS
No dia 10 Dezembro a Escola Profissional de Barcelos sensibiliza para a “Igualdade”
Esta iniciativa visa sensibilizar os alunos e comunidade para este dia que tem como objetivo a promoção para a defesa dos Direitos Humanos em todo o mundo. Este ano é dedicada ao tema da igualdade (Equality – Reducing inequalities, advancing human rights).
O tema faz referência ao artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que refere que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.
Sabias que:
O Dia Internacional dos Direitos Humanos comemora-se anualmente em 10 de dezembro, a data em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948.
Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.
Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, na qual deixou instituído que o dia 10 de dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.
Visita técnica dos Alunos dos cursos profissionais de Eletrónica da Escola Profissional de Barcelos ao IPCA.
Alunos da Escola Profissional de Barcelos visitam o Museu da Olaria de Barcelos e participam na atividade “Do Património imaterial ao material – Batalha das Flores: Escultura cerâmica de Ana Almeida Pinto”
Esta atividade teve como objetivo consolidar conhecimentos no âmbito do tema “Identidade Regional” da disciplina da Área de Integração. Procurou-se dar a conhecer aos alunos a importância de valorizar o património natural e cultural, cultivando o gosto pela recolha de tradições e manifestações socioculturais.
Os alunos ao visitar o museu conheceram alguns dos barristas mais conceituados da nossa região, visualizaram um documentário sobre a Lenda das Cruzes e ainda tiveram a oportunidade de criar as suas próprias peças em barro, com empenho e motivação.
Foi uma atividade enriquecedora que permitiu a partilha de saberes num contexto, onde a cultura e as tradições, se entrelaçam e suscitam nos alunos, um interesse pela arte,
como elemento transversal e multidisciplinar da nossa identidade regional. Participaram nesta atividade os alunos do 1º ano do Curso Profissional de Técnico/a de Mecatrónica Automóvel, no dia 24/11/2021.
Em Relação ao Museu de Olaria de Barcelos sabias que:
Foi inaugurado a 29 de Julho de 1995. O Museu de Olaria possui um acervo com mais de 9000 peças, maioritariamente provenientes do concelho de Barcelos mas também de outras regiões de Portugal e dos países lusófonos. Uma razão para o visitares com amigos e família. Aqui fica o desafio!
Alunos promovem campanha no âmbito do dia internacional da tolerância.
No passado dia 16 , comemorou-se o Dia Internacional da Tolerância, que visa promover a diversidade cultural, implementar políticas de tolerância para o reconhecimento dos direitos humanos universais e liberdades fundamentais. Foi proposto às turmas a realização de atividades relativas à temática, com o objetivo principal de promover uma resposta educacional contra a discriminação e a violência a partir do cultivo do respeito por todas as pessoas, sem distinção de cor, género, classe, orientação sexual, nacionalidade, etnia ou identidade religiosa. As turmas empenharam-se nas atividades e elaboraram diferentes trabalhos. Tornou-se uma atividade que despertou a consciência para a necessidade de saber estar numa sociedade tão diversificada.
Os alunos apelaram a comunidade escolar para o Ser Tolerante no sentido que todos reconheçam, aceitem e defendam os direitos humanos fundamentais
Sabias que:
O Dia Internacional para a Tolerância é uma iniciativa da UNESCO, expressa na Declaração de Princípios sobre Tolerância e Plano de Ação para o Ano (1995).
Foi proclamado o Dia Internacional para a Tolerância através da Resolução 51/95 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 12 de dezembro de 1996.
A Escola Profissional de Barcelos, convidou o Centro tecnológico Citeve para uma série de sessões que envolveram os alunos da Escola.
Procurou-se com estas sessões técnicas a sensibilização dos alunos para as áreas de saber e profissionais no âmbito do projeto Pense a indústria 4.0, recorrendo a equipamentos “transportáveis”.
Na demonstração e experimentação por parte dos alunos, estes tiveram a oportunidade de constatar boas práticas de inovação, Robots, Impressoras 3D, Óculos de Realidade Aumentada, Exosqueletos, entre outras tecnologias.
Estas sessões decorreram com objetivo de projectarmos nos alunos uma abertura para desafios futuros através de demonstrações de tecnologias industriais em que os alunos puderam vivenciar experiências novas, potenciando assim o aumento das suas competências técnicas e pessoais.